domingo, 28 de setembro de 2008

Passeio pelo Minhocão - parte V, O Rapa!

(clique nas foto para ampliar)
Durante o nosso passeio pelo Elevado, tivemos a surpresa de presenciar um "rapa". Esse camaradas da foto estava aí fornecendo churrasquinho de gato, água, refrigerantes e água de coco por alguns reais, quando apareceu uma viatura e, um pouco depois, um garoto gritando "O RAPA!" (com a nítida sensação de ter chegado tarde demais). Alguns conseguiram fugir carregando enormes caixas de isopor, salvando o que dava. Mas a maioria não ofereceu resistência e ficou apenas observando resignada os oficiais da prefeitura recolherem suas mercadorias.
Tudo bem que é ilegal o comércio de ambulantes sobre o Elevado. Mas a prefeitura poderia colaborar: por todo o trajeto não havia nenhum lugar (exceto esse) em que se pudesse matar a sede, do mesmo modo não havia lixeiras, o que contribuía para que pessoas atirassem lixo nas vias (eu e Patrícia passamos grande parte do trajeto carregando saquinhos de cocô de cachorro até descermos do Elevado para achar uma lixeira).
O passeio é legal e tudo mais. Mas é impressionante com a prefeitura acha que é só colocar uns cavaletes, fechar o trânsito e "plim!", está pronta uma área de lazer. Será que iria onerar muito a prefeitura colocar algumas lixeiras e habilitar alguns ambulantes a atuarem no local?
Só mesmo a carência do paulistano e a beleza decadente de nosso centrão para tornar o Minhocão viável nos fins de semana.

Nenhum comentário: