quinta-feira, 1 de maio de 2008

Bonzo Goes To Bitburg

Eu sempre gostei dessa música dos Ramones. Mas o que mais me agradou nela sempre foi o refrãozinho bem bonitinho: "No no-no-no, my brain is hanging upside down/ No no-no-no, I need something to slow me down" (que rimava down com, ora vejam, down). Eu sempre a cantei como uma canção sobre sair e arrumar algo para aliviar as suas preocupações do dia-a-dia.

Dia desses, com a música na cabeça (sempre o refrãozinho: No no-no-no, my brain is hanging upside down...), fui procurar a musiquinha na minha discografia dos Ramones. Foi quando percebi que o nome da música tinha um parêntesis (Bonzo Goes To Bitburg). Quem diabos é o Bonzo? E onde diabos é Bitburg?

Vamos à historinha da música:

Joey Ramone começou a escrever essa música em desagravo à visita do então presidente dos EUA Ronald Reagan ao cemitério em Bitburg, Alemanha Ocidental. Joey era judeu e teria ficado ofendido por Regan visitar um cemitério onde estavam enterrados vários membros da SS, além de outros Nazistas que haviam praticado atrocidades em campos de concentração, inclusive de terem assassinado prisioneiros de guerra estadunidense. A visita foi muito criticada nos EUA, tanto que o assessor de imprensa de Regan, Donald Regan, se defendeu dizendo que a maioria dos soldados enterrados ali eram apenas alemães mortos na Segunda Guerra Mundial, que nem sempre compartilhavam das idéias do nazismo.

O Sílvio Santos (que é meu leitor) a essa hora já está se perguntado: "- E o bonzo?" Bonzo era o mome de um chimpanzé do filme estrelado por Regan em 1951, Bedtime for Bonzo. Regan interpreta o Professor Peter Boyd, um estudioso que tenta ensinar a moral humana ao chimpanzé Bonzo. Para tanto, resolve simular uma família típica norte-americana com ele mesmo fazendo as vezes do pai e Jane Linden (interpretada por Diana Lynn) fazendo o papel de mãe. O filme teve ainda uma continuação sem Regan: Bonzo vai à faculdade).

Johnny Ramone, que era Republicano e apoiava Regan, não quis que o título da música fizesse referência, mesmo que indireta, à Regan e pediu que o nome da música fosse o refrãozinho: "My Brain Is Hanging Upside Down", por insistência dos outros membros da banda, o título original ficou entre parêntesis.

Nenhum comentário: