quinta-feira, 8 de maio de 2008

Ai, a bruxa vem aí. Ela não vem sozinha...

Vocês se lembram da ex-deputada federal Ângela Guadagnin do PT?

Aquela da dança da pizza. Lembrou?

Pois é. O dia 31 de outubro é um dia especial para ela. Não por que é dia das bruxas (afinal, eu não sou muito afeito ao humor fácil). Mas porque é o dia do Saci.

Hoje descobri que o nosso Roberto Carlos de ébano, que vaga pelas nossas florestas trajando apenas um barrete vermelho tem também o seu dia. E graças à Ângela Guadagnin. Acontece que a "dancing queer" é autora da lei que institui o dia 31 de outubro como o "Dia do Saci".

Ela e o deputado Aldo Rebelo estavam muito temerosos com a, cada vez mais comum, celebrações do Halloween em nossas terras. Afinal, é uma festa tradicional dos USA, aqueles malditos imperialistas, não é verdade? E, como somos umas mulas-sem-cabeça, é possível que percamos nossa identidade cultural se continuarmos a comemorar uma festa dos ianques.

Assim, resolveram resgatar o folclore brasileiro e para isso chamaram o nosso Saci.
Por que será que escolheram logo o Saci? Logo ele que é um camarada tão globalizado: fruto da combinação de tradições européias, indígenas e africanas. Dos índios veio a idéia do ser que sai da mata para assustar os viajantes, dos negros africanos ele herdou o pito (aquele cachimbo) e a capoeira e dos europeus veio o píleo (que é o gorro).

O Saci – como todos nós (alguns de nós, na verdade), que sempre foi um cidadão aberto a outras culturas –, talvez achasse graça da preocupação dos deputados que o elegeram salvador do folclore brasileiro do imperialismo norte-americano. É possível que se animasse a fazer uma traquinagem. Quem sabe desse um sumiço nos R$ 425,95 mil que o deputado João Magno (amigo de Guadagnin) recebeu das contas de Marcos Valério. Ou ainda usasse de sua única perna para passar uma rasteira em Guadagnin, quando ela passasse toda sacolejante entre as mesas dos deputados comemorando a absolvição de seu amigo?

Não estou indignado porque não existe o dia do lobisomem. Para nós, dor de cotovelos tem outro sentido. Além do mais, o dia do lobisomem é o dia em que você encontra com um. Espere e verá.

Que o meu amigo Saci tenha o seu dia, nada contra. Mas não deixa de ser engraçado que, ainda hoje, o Halloween cause pânico a alguém.

Nenhum comentário: